terça-feira, 15 de janeiro de 2013

O que é Pastoral ?

A palavra Pastoral deriva de Pastor, ou seja, aquele que cuida, guia e orienta seu rebanho.

Qualquer Pastoral representa uma ação organizada e realizada pela Igreja em união com o Pai, o Filho e o Espírito Santo, realizada por voluntários, pessoas que agem com gratuidade em nome da Fé, dando continuidade à missão de Jesus.

Na área da saúde Pastoral significa uma ação comunitária em favor da vida e da dignidade humana.

A Organização Mundial da Saúde - OMS apresentou em 1946, uma definição de saúde, que não incluía a dimensão da espiritualidade. Somente em 2003, a OMS incorporou a espiritualidade na reflexão e na definição da Saúde. (Doc. Texto Base CF2012, CNBB).

Segundo especialistas do setor da saúde, um bom hospital é aquele que oferece um serviço digno para os pacientes e também tem um o Capelão ou algum trabalho junto com a Pastoral da Saúde para levar e transmitir a espiritualidade para estes pacientes.

Saúde também é qualidade e estilo saudável de vida e esta interessa a todos, independente de crença, sexo, raça e classe social.


A VIII Conferência Nacional da Saúde (1986), realizada em Brasília, divulgou o seguinte conceito de saúde: "saúde é a resultante das condições de alimentação; habitação; educação; renda; meio ambiente; trabalho; emprego; lazer; liberdade; acesso e posse de terra e acessos aos serviços de saúde."

No Guia da Pastoral da Saúde do CELAM para AL e Caribe, 2010, a saúde representa afirmação da vida, em suas múltiplas incidências, e um direito fundamental que os Estados devem garantir: "saúde é um processo harmonioso de bem estar físico, psíquico, social e espiritual, e não apenas a ausência de doença; processo que capacita o ser humano a cumprir a missão que Deus lhe destinou, de acordo com a etapa e condição de vida em que se encontre".

Fonte - Guia do Agente da Pastoral da Saúde no Brasil (1ª Edição) - Pastoral da Saúde Nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário