terça-feira, 15 de janeiro de 2013

O que é Pastoral da Saúde ?

A Pastoral da Saúde é organismo da ação social da CNBB como sociedade cívico-religiosa, sem fins lucrativos, constituída oficialmente em 09 de Maio de 1986 por Estatuto e Regimento Interno próprios e desenvolve seu trabalho em três áreas de atuação: Solidária, Comunitária e Político-Institucional.

Portanto, a Pastoral da Saúde é a ação evangelizadora de todo o povo de Deus comprometido em promover, educar, preservar, cuidar, defender, recuperar e celebrar a vida, tornando presente no mundo da saúde a ação libertadora de Cristo.

DIMENSÃO SOLIDÁRIA – Os agentes assumem a tarefa de levar esperança, solidariedade e saúde espiritual a todos os enfermos. Esta vivência e presença samaritana junto aos doentes e sofredores são desenvolvidas pelos agentes em hospitais e domicílios visando atender a pessoa integralmente nas dimensões física, psíquica, social e espiritual.

DIMENSÃO COMUNITÁRIA – Visa a promoção, educação e a conscientização para a saúde no âmbito da saúde pública e do saneamento básico, atuando na prevenção das doenças. Procura valorizar o conhecimento, sabedoria e religiosidade popular em relação à saúde.

DIMENSÃO POLÍTICO-INSTITUCIONAL – São aqueles que conscientes dos deveres e obrigações como cidadãos, desenvolvem uma notável capacidade de fiscalizar e opinar nos mais variados projetos políticos, ligados diretos e indiretamente à saúde. Os agentes da Pastoral da Saúde participam ativa e criticamente nas Conferências de Saúde e em Conselhos Locais, Municipais, Estaduais e Nacional de Saúde. Desta maneira estão lutando sempre pelo direito à saúde e para condições mais humanas de vida levantando as falhas e, ao mesmo tempo, oferecendo sugestões e apoiando ideias inteligentes e criativas nas conferências e reuniões dos Conselhos.

QUEM PODE PARTICIPAR – Qualquer pessoa da comunidade que se coloca a disposição de seus semelhantes, contribuindo para descobrir formas simples e adequadas para que todos tenham saúde. A Pastoral da Saúde deve ser feita sempre em nome da Igreja Cristã da Comunidade. Portanto, quem quiser participar é só procurar a secretaria paroquial ou alguém que atua nesta Pastoral. 

Participem, procure se informar sobre a Pastoral da Saúde da Candelária, que esta vinculada à Paróquia Nossa Senhora da Candelária, para construção de um mundo mais humano, justo e fraterno.

Fonte - Guia do Agente da Pastoral da Saúde no Brasil - Pastoral da Saúde Nacional
Fonte - Como Organizar a Pastoral da Saúde – Pe Anísio Baldessin

Nenhum comentário:

Postar um comentário